"Quando estou a jantar parece o pequeno-almoço"

A maioria da população dorme pouco e gostava de dormir mais. Mas há quem precise só de quatro horas de sono
Publicado a
Atualizado a

"Vivo constantemente no arrependimento. Não durmo mais de cinco horas, mas tenho sempre vontade de dormir de manhã". Aos 47 anos, José Fonseca reconhece que já está habituado a dormir quatro a cinco horas diariamente, mas ressalva que não é uma questão natural. "Nunca me deito antes das 02.30 e às 08.00 já estou acordado", refere o engenheiro mecânico.

À semelhança do que se passa com José Fonseca, a maioria da população tem cada vez menos tempo para dormir. Para alertara para estes problemas foi criado o Dia Mundial do Sono, que se celebrou ontem. Mas a psiquiatra Marta Gonçalves, do Instituto do Sono, alerta para o facto desta "tendência para diminuir as horas de sono" não ser natural.

No entanto, existem pessoas que não precisam de dormir mais de quatro a cinco horas por noite. "São os chamados short sleepers. São pessoas que dormem pouco, mas que se sentem bem e não precisam de mais horas", explica Marta Gonçalves.

A psiquiatra lembra contudo que um short sleeper não aprende a dormir pouco, nasce assim. "É uma coisa genética", aponta.

No entanto, um dos short sleepers mais conhecido em Portugal garante que se habitou a dormir pouco e não nasceu assim.

Marcelo Rebelo de Sousa culpa a censura por esse hábito. Actualmente, o professor universitário não se deita antes das 05.30 e levanta-se três horas depois. "Não sou um bom exemplo", confessa.

Apesar do dia preenchido, o comentador político confessa que sente sono por volta das 18.00, mas como está a dar aulas na faculdade, ultrapassa depressa esse momento. A partir daí "é uma pedalada e que quando estou a jantar parece que estou a tomar o pequeno-almoço", refere. Como inconveniente, Marcelo Rebelo de Sousa aponta apenas o facto de a família estar a dormir depois da 01.30 e já não ter com quem falar. Ainda assim, o professor acaba por falar com pessoas na mesma. "Às vezes ligo às 03.00 e depois digo às pessoas: 'não estava a dormir pois não'? e elas têm vergonha de dizer que estão e falam comigo", revela.

O oposto das pessoas que dormem pouco, estão as que precisam de dormir entre nove ou dez horas. São os long sleepers, adianta Marta Gonçalves, acrescentando que são mais frequentes que os short sleepers.

O número de horas necessárias para uma boa noite de sono dependem de pessoa para pessoa, mas a idade também influencia. As crianças precisam em norma de dormir em média 11 horas, os adultos oito e os idosos sete.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt